LAPIDAÇÃO DE PISO CONCRETO/GRANILITE
Lapidar significa polir, aperfeiçoar (a pedra preciosa), tornar perfeito.
Quando falamos em lapidação nossa mente nos remete aos diamantes e pedras preciosas que são polidas até ficarem "lapidadas", com a sua verdadeira cor brilhante.
O processo de lapidação, ou polimento, dada as devidas técnicas e metodologias, foi desenvolvido e aplicado ao piso cimentício (piso de concreto e piso de granilite). A lapidação de piso nada mais é do que um processo que engloba vários polimentos até a completa lapidação da superfície do piso, deixando a superfície cada vez mais lisa e mais brilhante.
A Lapidação de piso de concreto ou granilite pode ser realizada tanto em indústrias como em residências e estabelecimentos comerciais.
O interessante do processo lapidatório é que não há a utilização de qualquer tipo de produto químico tóxico, são utilizados apenas produtos atóxicos, como o endurecedor de superfície a base de silicato ou fluorsilicato de sódio, que cristaliza a superfície do piso para facilitar a lapidação.
A lapidação é indicada para locais de baixo, médio e alto tráfego, e em locais que não pode haver qualquer utilização de produtos químicos ou paralisação das atividades para a aplicação do processo lapidatório.
Por exemplo, uma empresa que possui um centro de distribuição de medicamentos necessita de um tratamento da superfície do piso de concreto e não pode para a sua logística, tendo em vista que qualquer tratamento a base de resinas epóxi, uretano ou poliuretano, necessitam de um tempo minimo de cura (secagem) para a liberação de tráfego. A Lapidação não possui essa exigência, durante o processo de lapidação do piso, a empresa pode operar com a sua logística normalmente. o processo pode ser interrompido a qualquer momento e retomado posteriormente.
No processo em questão, é a própria superfície do piso de concreto/granilite é que se torna brilhante, não há a formação de nenhuma película protetora. Com a utilização de endurecedores químicos, os poros do piso são tamponados e a superfície adquire resistência suficiente para aguentar a abrasão causada pelo polimento, esse processo, além de aumentar a resistência superficial do piso à abrasão, diminuir o coeficiente de atrito, aumenta o índice de reflexão da luz, deixando a superfície do piso com brilho característico.
Para a sua manutenção, basta um simples polimento periódico para manter o brilho do piso.
O processo lapidatório também serve para recuperar a superfície de concretos deteriorados com o tempo, como se verifica nas fotos ao lado.
A lapidação do piso torna-o mais denso e resistente, eliminando totalmente as marcas de pneus de empilhadeiras (veja vídeo abaixo), além de reduzir custos com manutenção, o processo é indicado para pisos em bom estado e que possui alta dureza (mínimo FCK 30 mpa´s).
A lapidação não é indicada para locais em que haja agressão por agentes químicos.
Nossa empresa, além de pioneira na região de Ribeirão Preto em lapidação, é especialista no processo de lapidação, além de possuir as máquinas adequadas para a lapidação, também oferece cursos de lapidação em parceria com nossos fornecedores.
Para maiores informações, entrar em contato com nossa empresa.